PROGRAMA APRENDER MAIS

COMO SURGIU

Em junho de 2017, a escola foi convidada pelo programa Florescer à participar de uma reunião, onde o PMI estaria fazendo sua apresentação e oferecendo a ajudar as escolas do programa a criar seus projetos. Estavam presentes nesta reunião membros do PMI que explicaram sobre o que é e, o que o mesmo representa , bem como suas intenções na educação. Após isto, o professor Rudimar Reali que representou a escola na reunião na qualidade de presidente do Conselho Escolar, visitou o sr Leandro Vignochi e expôs que a escola não estaria interessada em fazer um projeto, mas sim se estruturar e trabalhar num modelo de projeto. Prontamente a proposta foi aceita e o PMI ofereceu um curso para os professores que se interessaram . Formou-se então a equipe de alta gestão, que desenvolveu três projetos; Infraestrutura , salas hibridas e um projeto pedagógico denominado Aprender Mais. Este projeto foi tão significativo, que hoje se transformou no programa Aprender Mais, que da o norte a todo trabalho pedagógico da escola, fazendo com que nossa escola se tornasse o projeto piloto do PMI/RS.


2018

Inicio da gestão 2018-2020

O ano letivo, bem como a nova equipe diretiva , iniciou os trabalhos com uma formação aos professores pelo sr Leandro do PMI, como forma de implementar e fortalecer a ideia de trabalhar com projetos na EMEF Dezenove de ABRIL

2019

PROGRAMA APRENDER MAIS

O sucesso das práticas de projetos em 2018 foi tamanho, que o projeto Aprender Mais tornou-se o Programa Aprender Mais, que passou a nortear os passos da caminhada pedagógica/administrativa da escola. 

O programa APRENDER MAIS está alicersado em quatro pilares para execução de projetos: Temos o Pilar ADMINISTRATIVO, o Pilar PEDAGÓGICO, o Pilar de INFRAESTRUTURA e o Pilar SOCIAL. Foram abertos 44 projetos durante o ano, sendo que 29 foram concluídos, 3 acabaram sendo inviáveis, 8 estão em execução e 4 aguardam inicio. Destaque no administrativo o projeto pedagógico e o regimento escolar, no pilar pedagógico a interação e participação dos estudantes e professores, na infraestrutura a cobertura da quadra, reformas estruturais na escola e no social, as festas, com a junina e a de Natal.

Diretor Rudimar Reali

2020  DAS EXPECTATIVAS  AS INCERTEZAS, MAS A CONVICÇÃO DA VITÓRIA!

O ano de 2020 começou como um ano de muita expectativa e promessa de uma ano diferenciado. Iniciamos janeiro com o desafio da cobertura da quadra, e vencemos. No dia 7 de março inauguramos a mesma, com muita alegria e com a presença do prefeito municipal, secretaria de educação e autoridades . Fizemos reformas internas com o acréscimo de mais um banheiro para atender as professoras. Foi a realização de uma promessa de mais de dez anos. Iniciamos o ano letivo com grandes desafios pedagógicos e dispostos a superá-los buscando um aprendizado de excelência. Então,..... veio a pandemia, um acontecimento jamais visto na história da escola. Um momento de incertezas, de medo, de impotência frente as adversidades proclamadas aos quatro ventos. Fomos literalmente jogados dentro de um maremoto, com ondas de mais de 10 metros. Escola, professores, estudantes e famílias, ninguém sabia nadar neste turbilhão deNome: RANIERY MARTINS DE BARROS

Usuario: raniery.martins.de.barros.20081229@edu.caxias.rs.gov.br

Senha: #Raniery#29122008* incertezas, e tínhamos apenas um "patinho de borracha" e a necessidade de aprender a nadar. a EMEF DEZENOVE DE ABRIL tratou de arregaçar as mangas. No dia 19 de março, a escola estava calada, sem alunos. Só os trabalhadores da educação na sua lida e seu desafio, mas forte em seus postos. Sem saber, a escola disponibilizou alguns materiais para seus estudantes e tratou de antecipar o projeto, previsto para o segundo semestre , das atividades domiciliares. As férias de inverno foram antecipadas e no retorno, dia 4 de maio, iniciou-se então o envio pelos recursos online, whatsapp e facebook. Fortalecemos ainda mais mais estas plataformas e implantamos o site próprio da escola, o portal19.net.br, onde a comunidade escolar pode encontrar , de forma organizada , todo o material pedagógico enviado aos alunos. Professores começaram a se apropriar de novas tecnologias. Criamos a página no site, smartv, onde disponibilizamos videos explicativos. Nunca se trabalhou tanto e se evolui de forma tão rápida e com parcos recursos. A escola criou a ouvidoria19, canal direto de comunicação com as famílias como forma de aporte e mesmo suporte aos estudos monitorados não presenciais. Professores em constante formação continuada, embasada no regimento da escola e no projeto pedagógico, e numa visão a frente de seu tempo. Em 2017 a escola inicio a discussão das salas hibridas, em 20 de fevereiro de 2020 as 10 salas da escola já estavam equipadas, para este, que veio para ficar, poder implantar o ensino hibrido. Todas salas contam com projetor , internet cabeada de 100mb, sistema de som com amplificador , armários com dispenser para celulares, portas com vigias , pintura atendendo a projeto arquitetônico que favoreça aprendizado, quadro em vidro temperado com pintura anti reflexiva, adequações na rede elétrica. Treinamento para os professores para como utilizar da melhor maneira estas salas. Foram realizadas adequações sanitárias, como a implantação de tapetes higienizadores, dispenser para álcool gel em todos os corredores, dispenser para sabonete liquido e instalação de toalheiros de papel descartável em todos os banheiros, dispenser de álcool gel em todas as salas de aula. Para os estudantes que não conseguiram se adaptar a estes novos tempos digitais, a escola entregou mais de 100 mil impressos até o momento. Enquanto os alunos não retornam, a escola vai promovendo melhorias, o auditório da escola está pronto, a sala de ciências e artes também. Esta se trabalhando na ampliação do pátio. Foi trocado o telhado da área de acesso da educação infantil. A EMEF DEZENOVE DE ABRIL, vai se reconstruindo e toda a comunidade escolar vai sair mais fortalecida. A pandemia vai passar, novas formas de ensinar nascerão, a família , muito importante neste momento esta mais presente e deverá ficar mais ainda, nesta nova forma que virá. O estudantes ficarão mais maduros. Os professores, mais apropriados desta nova forma de ensinar. A escola, deverá finalmente deixar a década de 50 e ingressar no século 21. Vamos vencer!